Ano: 2016

Se planeje para um ano sem estresse (planner gratuito incluído!)

O fim de ano é uma época linda, em que celebramos com a família, trocamos presentes com os amigos e nos reunimos com aqueles que a gente ama. Mas, ao mesmo tempo, pode se tornar uma época estressante, com a compra de presentes, o que cozinhar para a ceia de Natal.

Eu não sei vocês, mas eu vejo aquelas fotos de mesas de Natal das revistas e já vai me dando um ÓDEO porque, meldels, essa gente não faz mais nada não? Só falta nevar naquelas casas impecavelmente perfeitas.

(enquanto isso, aqui em casa, só falta voarem pelos céus os cocôs dos meus filhotes de bulldog e as meias do meu filho espalhados pela casa…)

Inspirada por uma amiga minha que mora nos EUA e desistiu dessa vida Martha Stewart onde tudo é perfeito e em tons pastéis, desta vez resolvi abraçar a minha realidade e olhar para as festas de fim de ano com um olhar mais leve.

E, por que não?, manter esse olhar por todo ano que vem chegando?

Segundo a minha amiga, a Nutricronista Roberta Ferec:

“Cortei casa impecável. Cortei agradamento de seres humanos em geral. Festas enormes, com gente saindo pelo isopor. No sábado, por exemplo, será a festinha da Luna. Pense simples. Pense tranquila. Pense minimalista. Sem exagero de comida nem de convidado. Sem enfeites nem “motivos”. Que quem precisava de motivo era Tim Maia, correto? E porque? Porque eu não estou podendo parar tudo na vida pra fazer cupcake do little poney.”

Eu concordo plenamente. Também estou sem tempo praquela vida que parece perfeita no Instagram mas que é um verdadeiro inferno e impraticável. Assim como a Roberta, eu tenho 3 crianças em casa (um filho + 2 enteadas) + dois filhotes de cachorro. E abracei essa vibe de cortar a perfeição em prol da minha sanidade mental.

Afinal de contas, se eu der uma palestra pra 2,5 mil pessoas com o esmalte descascando, rudefóque vai ligar? Eu não.

A minha prioridade em 2017 é manter o meu bem estar e a minha saúde, porque eu sei que eles são essenciais pra minha felicidade. Talvez isso faça sentido pra você também.

Se você também está nessa vibe, baixe aqui o meu planner para um ano sem estresse.

 

Aqui vão algumas dicas pra se manter longe do estresse e mais perto do seu bem estar (nada que você não saiba, mas aquelas coisas que você não pratica, né?).

  1. Pratique higiene mental. Você escova os dentes todos os dias. Você toma banho todos os dias. Agora que sua higiene dental e corporal está em dia, só falta a higiene mental. Você usa seu cérebro e sua mente o dia inteiro, em níveis absurdos se a gente se comparar com uma pessoa de um século atrás, porque a gente tem acesso a mais informação em um exemplar de jornal de domingo do que os caras tinham em uma vida. Tem que faxinar isso aí, migas. Pra ajudar você, toma aqui uma meditação guiada de menos de cinco minutos que faz essa limpeza lindamente.
  1. Se alimente direito. Não estou falando da última descoberta no mundo das farinhas naturebas, ou de frutas congeladas que vem do hemisfério norte, nem de suplementos e vitaminas caríssimos. Eu sou uma Health Coach que gosta do que é simples e “roots”, e sigo à risca o ensinamento do Michael Pollan: Coma comida. Não em excesso. Especialmente vegetais.
  1. Respire. Parece patético sugerir a seres humanos que respirem, já que eles precisam disso pra viver, mas é impressionante a quantidade de clientes que eu tenho que simplesmente não respira direito. Quando a gente está estressado, a nossa respiração fica concentrada majoritariamente no peito. Observa aí. Viu? A partir de hoje, todos os dias ao acordar, respire 10 vezes enchendo a barriga ao inspirar e esvaziando ao expirar. Simples assim. Essa prática facílima vai reduzir o seu estresse (e o melhor, você pode repetir várias vezes ao dia, sempre que sentir que precisa). No trabalho, fuja rapidinho pro banheiro e res-pi-re.
  1. Beba mais água. Independente de quanta água você bebe hoje: beba um pouco mais. Logo que acordar, beba um copo de água com algumas gotas de limão (isso torna a água alcalina e uma ótima forma de começar o seu dia, sem você ter que comprar um filtro de 5 mil reais). Se beber café, que é uma bebida que desidrata o corpo, beba junto a mesma quantidade de água. Se beber álcool (especialmente nas festchenhas de fim de ano), idem. Para cada cervejinha ou champagne, um copo d’água.
  1. Alongue. Você não precisa ser um Yogi ou um contorcionista pra alongar seu corpo. Na cama mesmo, assim que acordar, estique os braços pra cima e as pontas dos pés pra baixo. Depois, abrace alternadamente cada uma das pernas. Por fim, abrace as duas e gire o corpo de um lado pro outro. Comece o dia com um carinho em você mesmo.
  1. Fique quieto. Separe pelo menos 5 minutos do seu dia pra ficar em silêncio e não fazer nada. Não pode ler livro. Não pode olhar o whatsapp. Não pode ouvir música relaxante. Não pode nem meditar. É pra ficar olhando pro teto mesmo, sem pensar em nada especial.
  1. Destralhe. Aproveite essa época do ano pra jogar fora tudo o que está velho, quebrado, escangalhado, lascado, furado, puído, estragado, fora do prazo de validade. Nas suas gavetas, na sua geladeira, nos seus relacionamentos, no seu trabalho. Abra espaço para o novo na sua vida.

E, claro, baixe o nosso planner-sem-estresse pra ajudar você nessa jornada!

Se você precisar de mais meditações guiadas pra incluir na sua vida corrida e linda, as 21 meditações do meu curso Acredita e Medita têm menos de 20 minutos, e a maioria tem entre 5 e 10 minutos (algumas até menos). Se inscreva no curso aqui.

Em tempos de crise, no que investir?

Uma pergunta que nos fazemos frequentemente nestes tempos de crise é: no que devemos investir? A primeira coisa na qual automaticamente pensamos é algo que esteja relacionado a dinheiro. Mas existem coisas mais importantes nas quais devemos pensar em investir sempre, e a crise é um momento onde podemos resgatar isso.

O momento atual nada mais é que o somatório da crise que muitas pessoas estão passando individualmente. Ele nos faz pensar que não haverá espaço para todo mundo, que se fulano está fazendo dinheiro significa que você não poderá fazer, que se alguém está prosperando não vai sobrar uma fatia desse bolo para você. Ou seja, que não há espaço para todos fazermos sucesso ou dinheiro juntos.

Para ultrapassarmos este momento devemos então começar por nós e para isso é preciso que abandonemos esta vibração da escassez e nos alinhemos com a vibração correta do universo, a vibração da abundância. Para tal, basta olharmos para nossa vida e identificar aonde nela conseguimos gerar essa abundância de maneira fácil, sem precisar gastar dinheiro. Que tal investir no que você já tem? Em coisas que são mais importantes para você que o dinheiro?

A primeira delas é em nossos relacionamentos. Quem são as pessoas mais importantes na sua vida hoje? Você está investindo seu tempo, sua energia, sua atenção e seu foco nesses relacionamentos? O que você pode fazer para enriquecê-los e ter abundância nessa área da sua vida? Pense em seus amigos, na sua família, em seus filhos ou seus pais, em relacionamentos amorosos, em pessoas com quem você perdeu o contato. Esta é uma área da nossa vida onde podemos investir com a certeza de 100% ou mais de retorno.

Outro bom investimento é a nossa saúde. Quantos litros de água você bebe por dia? Quantas horas de sono você tem por noite? Você tem se exercitado regularmente? Está meditando todos os dias? Quando eu falo em saúde é fácil para vocês pensarem “ah, mas eu não tenho dinheiro para comprar comida orgânica, pagar uma academia e etc”. Mais uma vez não estamos falando aqui sobre dinheiro. Não é preciso pagar para dormir no mínimo 7 horas por dia. Para fazer uma caminhada de 30 minutos no quarteirão, no parque, na praia ou na lagoa também não. Beber bastante água também não tem custo e te faz uma pessoa muito mais saudável. Meditar também é de graça. Tire uns minutinhos do seu dia para fechar os olhos, prestar atenção na sua respiração e estar com você. Se você já faz isso, tire mais alguns.

Mais uma possibilidade é investirmos em nossos hobbies. O que você faz hoje para se divertir? Tem algum tempo de ócio criativo? Se não tem, reserve esse tempo para você.  Aprenda a tocar um instrumento, estude uma nova língua, compre um livrinho de colorir, comece a desenhar, a bordar ou a costurar. Existe uma porção de coisas que você pode fazer e nem todo hobbie custa dinheiro.

Quando fui estudar na Columbia, em Nova York, estava com um orçamento bem apertado, realmente muito sem dinheiro. Aqui no Brasil eu tinha vários hobbies que eram super caros, como por exemplo costurar. Eu tinha minha própria máquina de costura e comprava mil e um tecidos importados. Quando cheguei lá, fui morar um uma quitinete muito pequenininha, onde nem cabia a minha máquina e muito menos eu tinha dinheiro para comprar esses tecidos. Resolvi então que ia começar a pintar. Comprei uma caixinha de tinta aquarela bem pequena e comecei. Você não precisa, como eu, nem comprar essa tinta. Compre uma caixa de lápis de cor ou pegue emprestado dos seus filhos. Pense também que o resultado não precisa ser uma obra de arte, você não precisa ser o melhor ou se tornar um expert. Você não está fazendo isso para ninguém além de você. Esses vão ser os seus dez minutinhos de prazer, onde você não precisa pensar nos seus problemas.

Podemos também investir em nosso conhecimento e sabedoria, nas coisas que gostaríamos de aprender. Em tempos de crise temos que ser criativos, e tem muito aprendizado acessível sem precisarmos gastar nada. A internet, por exemplo, é uma fonte inesgotável de conteúdo gratuito.

A verdade é que perdemos muito tempo em coisas que não nos acrescentam. Ficamos vendo o vídeo do gatinho fofinho no Youtube, observando o que os filhos dos outros estão fazendo, olhando a vida alheia no Facebook, enquanto podíamos estar cuidando da nossa própria vida. Investindo, sem nenhum custo, nas áreas dela onde podemos ter mais abundância.

Aproveite os tempos de crise para descobrir quais são as suas verdadeiras riquezas. Muito provavelmente você vai descobrir que não tem nada a ver com grana…