Escolha sua vida | Paula Abreu

Blog Escolhas

Como escolher as suas reações pode mudar a sua vida – Um exemplo prático

Recentemente, recebi o seguinte comentário no mural da nossa comunidade no Facebook:

Se você está no BRASIL, por quê não falar o nosso idioma nas suas postagem???

Em toda comunicação por escrito, há um amplo espaço pra interpretação, já que você não está cara-a-cara com o interlocutor. Nesse caso específico, o uso do caps lock, das três exclamações, fez a mensagem me soar como vinda de um leitor que estava irritado e me fazendo uma exigência.

Eu tinha dois caminhos à minha frente pra escolher (ah, sempre as nossas escolhas!): eu podia entrar na onda da irritação e dar uma resposta mal-criada, ou eu podia escolher não me contaminar pela suposta irritação do leitor.

Eis a minha resposta, depois de esclarecer que ele se referia às imagens postadas no FB:

Captura de Tela 2013-05-09 às 13.24.19

Em vez de uma reação defensiva, eu optei por mostrar, com honestidade, humildade e gentileza, uma vulnerabilidade minha: a falta de condição de fazer algo do jeito que eu gostaria.

A resposta foi surpreendente:

Captura de Tela 2013-05-09 às 13.25.28

Gentileza gera gentileza.

Com mais calma, conversei com o Cássio e descobri o que tinha levado ele até aquele primeiro comentário e à oferta:

“comecei a ler seu blog, e de cara me deparei com um site super bem elaborado, com bastante conteúdo educativo e motivador, bom de se ler.

Depois que li sua historia, comecei a gostar mais de tudo que via ali, até acessar sua página no facebook, “tudo bem que eu adoro inglês” mas ainda sou leigo no assunto, rs… Então, por se tratar de uma página que eu gostaria de acompanhar todas as publicações, foi meio que triste ver todas as fotos com frases em inglês, isso deu uma certa imagem de desfoque ao leitor brasileiro de modo geral. Eis o motivo da minha crítica, pois tudo que eu aprecio faço um esforço para torna-lo melhor, e para tornar algo melhor só apontando suas falhas, essa é minha humilde opinião. Enfim, depois de tudo isso, e das suas respostas super gentil e educada, ao me explicar o motivo de não ter fotos com frases em português, senti muita vontade de contribuir um pouco (…). Vai ser um enorme prazer contribuir com sua arte de transmitir o bem as pessoas. Espero que eu faça o melhor!

Resultado: de uma interação que podia ter terminado em uma briguinha besta de internet, nasceu uma parceria bacana.

Todos os dias a gente tem a chance de escolher as nossas reações.

Quantas parcerias legais, amizades e relacionamentos interessantes você pode ganhar ou perder por conta das suas escolhas?

O que poderia mudar na sua vida se você começasse a escolher melhor as suas reações?

You may also like...