Escolha sua vida | Paula Abreu

Escolhas

Por que decidi publicar meu livro online

No começo desse ano, terminei de escrever meu quarto livro. O terceiro foi o e-book Paixão: Modo de Usar – 5 exercícios para encontrar o trabalho que você ama, que lancei essa semana e dei de presente para todos os assinantes da minha newsletter (se você ainda não tem o seu, basta assinar na caixinha ao lado!).

Meus dois primeiros livros, a novela Primavera Eterna e A Aventura da Adoção – um misto de memórias e manual –, foram publicados pelas vias tradicionais, em papel, distribuídos e vendidos nas livrarias.

Quando terminei de escrever o novo livro, “Escolha Sua Vida – Como criar suas próprias regras e ser mais feliz sendo você mesmo”, passei algum tempo pensando em qual seria o melhor caminho para colocá-lo no mundo.

Muito embora publicar pelas vias tradicionais tenha as vantagens de um adiantamento ($), de uma estrutura por traz da distribuição e marketing e da própria existência do livro em papel (tem muita gente que prefere), tem as desvantagens de o autor perder praticamente todo o controle sobre a sua obra (normalmente, os autores não têm qualquer ingerência sobre capa, diagramação, estratégia de marketing, etc.), não pode escolher com quem trabalhar (editor, revisor, diagramador, capista, assessor de imprensa, etc.), além de receber por cada livro vendido cerca de 5 a 10% do valor de capa.

É, portanto, uma aposta no livro virar um best-seller, porque, se não virar, simplesmente não vale a pena financeiramente.

Além disso, apesar de o livro estar pronto, a negociação com editora demora. E, depois de fechado o acordo, o livro entra na fila da programação da editora – que pode, por exemplo, achar que ele é per-fei-to pra ser lançado em janeiro de 2014. E aí, querido, eu e você vamos ficar sentadinhos esperando a ver navios até lá.

O livro eletrônico tem também, claro, as suas vantagens e desvantagens, que eu tive que avaliar. Por um lado, há a desvantagem de ter que ser lido na tela do computador ou do tablet, coisa que nem todo mundo gosta. Mas creio que você, a essa altura, já está acostumado a ler o que eu escrevo exatamente dessa forma: no seu computador ou tablet.

Por outro lado, contudo, ao decidir publicar meu livro online, eu garanto que poderei trabalhar apenas com quem eu gosto e admiro (e, se você já leu o Paixão: Modo de Usar, você sabe o quanto isso é importante pra mim).

Como exemplo, todo o design do meu site, assim como do e-book, da newsletter e basicamente de tudo o que eu faço é feito pelo meu querido e super talentoso designer Marcelo Masili. Que, além de über competente, é uma das pessoas com quem eu mais gosto de trabalhar, porque a gente se entende muito bem. Não faria o menor sentido que o Escolha a Sua Vida, o livro, fosse feito por qualquer outro designer que não o Masili. Ele faz parte desse projeto e eu quero que ele continue fazendo.

(e, uma vez ele fazendo, eu sei que o livro vai ter exatamente a cara que eu sempre sonhei pra ele, porque a especialidade do Masili é realizar os meus sonhos)

Além disso, a decisão de publicar online é totalmente alinhada com toda a filosofia do meu site: é uma escolha consciente e alinhada com o que eu acredito, tem um tiquinho de rebeldia, não segue por inércia o que a sociedade espera de mim e, de quebra, me ajuda a mostrar pro meu leitor – você – que o impossível é possível. E ainda por cima é sustentável.

Naturalmente, em vez de 5 a 10% do lucro, eu, que tive todo o trabalho de escrever o livro, posso receber quase 100% do valor de capa. Me parece justo.

Mas não é só. O livro online me permite, ainda, algumas coisas super interessantes e impensáveis em um caminho tradicional.

Por exemplo, me permite ter um Programa de Afiliados em que meus leitores me ajudem a vender meu livro e façam dinheiro com isso (o que, secundariamente, mostra pro meu leitor que ele pode gerar receita passiva online). Se é pra alguém além de mim ganhar dinheiro com o meu trabalho, que sejam os meus leitores e fãs, na forma de afiliados.

(mais informações sobre como ser um afiliado em breve!)

Posso, ainda, dar aos assinantes da minha newsletter – que eu considero os meus leitores premium – sorry, perifa! – o benefício de poder comprar o livro antes de todo mundo (oh yeah babes!).

Posso oferecer aos meus leitores o reembolso do valor pago se não gostarem do livro (sim, isso mostra o quanto eu confio que o livro pode ajudar você a escolher de forma consciente uma vida com mais propósito!)

E posso fazer as promoções que eu quiser, quando quiser, da forma que quiser.

Como se não bastasse tudo isso, viver essa experiência – e tudo o que eu estudei e li pra isso – me permite criar um sistema que possibilite quem quiser a fazer o mesmo (escrever um livro, formatá-lo, criar uma loja virtual, ter afiliados, promover, vender e fazer dinheiro online): se eu consegui, qualquer um poderá conseguir também.

E tudo isso, querido leitor, atende a um dos meus principais valores pessoais: a LIBERDADE.

Pra finalizar, nada impede, claro, que no futuro o livro seja publicado em papel – basta ver quantos dos recentes top 10 livros mais vendidos no mundo tiveram exatamente essa trajetória.

Essa foi a forma que eu escolhi de fazer o meu livro novo chegar a você.

Muito em breve.

(dica: certamente não em janeiro de 2014!)

You may also like...