Escolha sua vida | Paula Abreu

Relacionamentos

E se você não estiver errado?

Por algum motivo inexplicável, é mais comum a gente pensar que é a gente que está errado porque não se encaixa no mundo do que enxergar que o mundo que criamos pra nós mesmos é que está errado porque não se encaixa na gente, naquilo que a gente acredita.

Às vezes, mudanças bem pequenas mesmo — até na forma de pensar — podem fazer uma diferença tremenda na nossa felicidade.

O escritor Alessandro Martins disse recentemente o seguinte:

Se o fogo nos queima e fere, evitamos colocar nossa pele no fogo. Se as facas nos cortam, evitamos que a lâmina e ponta aguda toquem nossa pele. Ninguém em sã consciência ousaria dizer que isso é errado. Por que devemos, então, insistir em modelos de comportamento e relacionamento que ofendem nossas emoções e, mais, buscar tratamentos porque supostamente não se é adequado a determinado padrão? Em termos de emoções, o que é fogo e faca para um, para outro pode não ser e vice-versa. Não é errado, assim, ser diferente e não é errado sentir coisas diferentes e se comportar de um modo distinto, desde que isso não fira os outros de um modo objetivo. A questão não é que seus comportamentos e relacionamentos são inadequados, mas talvez você esteja tentando se encaixar em modelos de comportamento e relacionamento que, a esta altura são errados pra VOCÊ. Não há problema em ser diferente. O único problema realmente importante é ser diferente daquilo que você REALMENTE é.

 

Talvez, também, você esteja tentando se encaixar a pessoas cujo modelo de comportamento e relacionamento são inadequados para você, neste momento da sua vida.

Você quer liberdade, ele/ela quer casar. Você quer ter filhos, ele/ela tem horror a criança. Você quer viajar o mundo, ele/ela quer comprar uma casinha no interior e nunca mais sair de lá.

Note que ninguém está errado, só é uma combinação inadequada. E depois você se pergunta por que o relacionamento não está funcionando.

É feito criança tentando enfiar o bloquinho quadrado no buraquinho redondo. Costuma dar errado.

You may also like...