Há alguns meses, me peguei com a energia em baixa, o que é muito raro. Não tinha nenhum motivo aparente pra isso, porque tudo estava maravilhoso na minha vida. Então me dei conta: era o medo.

Tinha acabado de viver algumas experiências tão lindas e felizes e meu coração estava transbordando tanto de amor que ele, o medo, apareceu. E se tudo der errado? E se? E se? E se?

Mas não há lugar pro medo onde há amor. E eu sou amor, assim como você também é. Todos somos.

E somos nós que criamos a nossa própria realidade. Então passei o dia pensando em como lidar com aquele medo e criar uma nova realidade pra mim.

Deepak Chopra lista o medo como uma das “toxinas emocionais” de que a gente precisa se livrar pra ter clareza mental. E o medo nada mais é do que uma antecipação de uma dor do futuro. Às vezes, baseada numa dor que a gente já viveu no passado.

Só que o futuro ainda não existe. E o passado também já não existe mais. Existe apenas o Agora.

Existem muitas formas de voltar pro Agora quando a nossa mente nos leva ao passado ou ao futuro e começamos a sofrer. Um dos lemas que eu uso é o “mãos à obra!”, porque quando a gente está verdadeiramente ocupado e atento ao que estamos fazendo no Agora, fica muito difícil sofrer por antecipação de algo que talvez-quem-sabe-aconteça-no-futuro.

Peguei um monte de livros e comecei a trabalhar. Em meia hora, eu estava totalmente tranquila, sem medo nenhum mais. E tinha de volta a minha certeza de que, se ~desse errado~, isso seria a melhor coisa pra mim, porque o momento presente é sempre perfeito.

Seguindo a dica de uma amiga querida, coloquei um banquinho no meio da sala e nele eu botei o meu medo sentadinho. Agradeci a presença dele, afinal em tantos outros momentos ele poderia ser útil – como no meio da selva, fugindo de um leão, de repente.

Mas, naquele meu momento de amor pleno, o medo não era necessário. Ele estava sobrando.

Enquanto inspirei, liberei o meu medo, sem excluí-lo, apenas deixando-o no banco reserva pra uma próxima ocasião.

Depois, expirei me entregando totalmente nas mãos do Universo.

***

Está no ar o MINICURSO GRATUITO do Programa Escolha Sua Vida.  Aproveite que o curso ficará no ar por poucos dias. Inscreva-se em: www.pesv.com.br

VIDEO 1: 10 Passos para criar uma vida e um trabalho com propósito

VIDEO 2: As 9 chaves para colocar qualquer coisa em prática na sua vida

VIDEO 3: Perguntas cabeludas sobre como criar uma vida com propósito 

VIDEO 4: Escolha sua vida (em breve)

***

Leia também E se o medo e a dor não existissem.